terça-feira, junho 13, 2006

Salve salve


Hoje, quando saí de casa, quase fiquei tonta de tanto verdeeamarelo que vi. Parece que a cidade inteira se vestiu de Brasil; é, o patriotismo hoje é uma roupa que fica guardada no fundo do armário e só é usada de quatro em quatro anos, quando chega a tão esperada copa. É engraçado ver como o país pára para assistir a um jogo de futebol e não se mobiliza para exigir dos nossos governantes reforma agrária, educação e igualdade social. Se fizerem falta no Ronaldinho às portas do gol e o juiz mandar o jogo prosseguir, é capaz de algum jogador mandar matar o árbrito a cacetadas. Mas toda essa roubalheira de mensalão e caixa 2 aconteceu e ninguém nem gritou "Foi falta! Juiz ladrão!". Se o Brasil perder o hexa, é capaz de o país inteiro ficar de luto, mas então por que não o usamos quando vemos, todos os dias, morrerem pessoas na Rocinha e em tantas outras favelas do nosso país nessa guerra sem fim?

Essa relação do sentimento patriótico com o brasileiro parece um caso de amor, é um vai e vem danado e só tem lua de mel em época de copa do mundo. Fora dos assuntos futebolísticos, o povo não sabe nada; o assessor do irmão de Genoino aparece com 100 mil dólares na cueca e nem impedido está, ninguém vê; o bandeirinha, coitado, ainda tenta dizer algo, mas se o juiz diz que não foi, qual autoridade ele tem ali? Se o time é desse jeito, que dirá o técnico? Ah, esse fez grandes promessas de mudanças e sábias escalações, tanto criticou as jogadas do antigo técnico que, quando tomou posse, trocou por piores.

Nessa época só vemos as cores das florestas e do ouro; as cores da miséria, da fome, do desemprego e da injustiça já nem notamos mais, passamos despercebidos por elas cantando "vamos juntos vamos, pra frente Brasil, salve a seleção!", quando esquecemos de salvar a nós mesmos, nossa nação, nossos iguais.


Acaná.

Um comentário:

Guto Lobato disse...

excelentes seuas idéias, gêmea!!!!!!
ficou ótimo! também acho que futebol é apenas uma razão vazia de exalar patriotismo...