quarta-feira, maio 17, 2006

Relatos de Um Velho Aprendiz

Ao auge do meus noventa e nove anos posso dizer que consegui aprender algo nessa vida. Meu maior dilema é entender porque os dias demoram tanto pra passar e ao mesmo tempo a vida é tão curta...

Quem me dera poder aproveitar esse dias tão extensos pra fazer tudo que planejava em minha vida. Dádiva divina seria se pudesse aproveitar cada segundo. 'Aproveitar', que eu digo, seria lembrar, reconheçer, saber o quanto aquele mísero segundo mudou minha vida.
Ahh os segundos... Quanta falta eu sinto deles! Quando você começa a ter como referência de passagem de tempo as décadas e os anos, aqueles segundinhos viram irreais. Que graça tem a vida quando tudo já virou rotina? Quando tudo já é normal? Depois de 99 anos, é raro acontecer algo que me surpreenda. É lógico que essas guerras, a ignorância do homem e todo esse desrrespeito com tudo e com todos me surpreende, um pouquinho, mas surpreende.
Mas eu digo é das coisas boas!!! Mesmo que o sol nasça todos os dias "diferente", pra mim ele já tem o mesmo brilho. Mesmo que a Lua seja cada vez mais cheia, pra mim ela já não passa de um ponto no céu que os sonhadores não cansam em alcançar. Os sonhos, que antes atormentavam minha mente com os questionamentos se eram possíveis ou não, esses eu já me esqueço logo quando acordo. É dessas coisas que eu sinto falta. Ao menos uma coisa boa: Eu sinto falta de algo.

Sinto falta do carinho, que antes era mais intenso. Sinto falta das companias, que antes eram mais espontâneas. Sinto falta do amor, que antes era a razão do meu viver. O Mundo era maior, a proximidade era menor, as palavras eram melhores, o connhecimento era pior, os sentimentos eram verdadeiros, as uniões eram falsas, a criança era feliz, o adulto ficava triste... Muita coisa mudou! Ou não...

O que quero passar com esse epitáfio, é que aprendam a viver com base nos momentos contínuos. Não esqueçam de vocês mesmos. Não deixem o EU próprio de cada um de vocês ir embora. Vivam aqueles segundos, surpreendam-se com as mínimas coisas, sejam loucos, demostrem os sentimentos, esqueçam o orgulho, ouçam mais música, leiam mais textos, escrevam mais poesias, falem mais de amor, discutam mais a política. Ensinem! Aprendam!

Uma coisa nessa vida eu aprendi!
Ainda tenho muito o que aprender!

Cauã

4 comentários:

Maurício disse...

Que bom que percebeste isso antes de complatar 99 anos! =]
haiuhaiauhiua

Bem escrito, não é clichê não.

Acaná, a corretora.

Maurício disse...

Putz.. eu fui mostrar o blog pro Mateus e ele disse "sim, o blog acabou né? Um texto começa a vida e no outro termina po!"
E não é que é mesmo?
No meu texto ela começa a entender sobre a vida, e no seu ele termina!
haha

Acaná, a corretora.

Maurício disse...

quem disse que cauã morreu??
ele continua vivo, ainda está aprendendo.. e acho que ainda vive mais uns 50 anos!
ele é um cara inteligente
bem.. com 99 anos qualuqer hora está proxima do fim..
MAS ELE NÃO MORREU!!

=D

cauã

Maurício disse...

ok ok.. ele não morreu!
mas está no fim da vida..
heeheh

e bem, já que é uma estória, ele pode sim viver mais 50, 100, quantos anos quiser! haha

E como disse, ele ainda tem muito o que aprender.

Acaná, a corretora.